Bruxismo – Ranger e Apertar os Dentes

Mostrar todos

Bruxismo – Ranger e Apertar os Dentes

O que é Bruxismo

Caracterizada pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária. O bruxismo é um doença séria e que merece atenção, o problema provoca um desgaste nos dentes, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca, hipertrofia dos músculos, dores de cabeça constantes e até doenças periodontais.

Ranger e Apertar os Dentes

O problema ocorre com maior frequência durante o sono noturno, o que dificulta que o portador do problema perceba sua condição. O mais curioso é que, na maioria das vezes, a causa do problema é emocional, e aqui desvendamos os principais para que você possa reconhecê-los e tratá-los o quanto antes.
Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes.

Bruxismo

O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.

O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporo-mandibular (ATM).

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo.

Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir.

O uso de um dispositivo quando dormir: feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores.

Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

Bruxismo2

R. Antonio de Couros, 397