Se você realmente deseja saber a causa de seu mau halito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau halito.
As causas variam e entre elas podem estar certos alimentos, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, a má higiene bucal, doenças periodontais, o diabetes, a sensação de boca seca, infecções dos seios (maxilares/paranasais), da garganta e do pulmão, e também o abscesso pulmonar, insuficiência renal ou hepática, problemas gastrointestinais e um regime alimentar severo.
Após a consulta de avaliação, no qual foram abordadas todas as possibilidades para as mais de 60 causas responsáveis pelo mau halito é a hora de elaborar o plano de tratamento. Sendo assim, o tratamento do mau halito é individualizado e personalizado de acordo com o tratamento das ocorrências das causas investigadas e detectadas em cada paciente.
É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses, escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito e finalizar com o uso de um antisséptico bucal com flúor.
Um estudo publicado mostra que a escovação dos dentes e da língua, combinada com o uso do fio dental, diminui significativamente o sangramento do tecido gengival em um período de duas semanas, além de reduzir também o mau halito.
Outro estudo clínico realizado pelos pesquisadores da área odontológica da Universidade de Buffalo confirmou que a escovação dos dentes e da língua, três vezes ao dia, com um creme dental antibacteriano com flúor, combinada com o uso do fio dental, pode eliminar o mau halito.
A limpeza da língua é muito importante. Você pode comprar uma escova dental com limpador de língua para manter a higiene bucal.
Depois de escovar os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, vire a escova e coloque o limpador de língua, localizado no dorso da cabeça da escova, na parte posterior da língua, puxando-o para a frente.
Depois de raspar uma porção da língua, enxágue a boca com água para remover as bactérias causadoras do mau halito. Em seguida, repita a operação na porção adjacente da língua.
Antes de escolher os produtos de higiene bucal que ajudam a eliminar a placa bacteriana e as bactérias causadoras do mau halito, consulte seu dentista e reveja as técnicas a serem utilizadas em casa.
Além disso, pergunte ao dentista quais produtos de higiene bucal você poderia usar para ajudar a combater o mau halito (creme dental antibacteriano com fluor, enxaguante bucal, raspadores de língua e escovas interdentais.
O segredo de uma boca limpa e saudável é a higiene bucal feita em casa regularmente de acordo com as instruções e recomendações do dentista.
10 Dicas para Evitar o Mau Halito
Há muito tempo, o homem queixa-se do mau halito, termos usados para descrever um odor desagradável exalado visivelmente na respiração.
Todos sabem que alguns alimentos, como cebola e alho, causam um hálito desagradável, entretanto a verdade é que o mau halito causado por esses alimentos é temporário.
Por sua vez, uma das causas da halitose mais persistente é a presença de restos alimentares na cavidade oral, uma vez que a presença de restos de alimento na boca cria um terreno fértil para o desenvolvimento das bactérias que podem causar o mau halito. Outras causas podem incluir má saúde bucal, limpeza inadequada de próteses, doença periodontal, bem como o fumo.
Dito isso, ficam aqui as 10 dicas para evitar o mau halito:
- Escove os dentes e utilize o fio dentário após as refeições para eliminar qualquer resto alimentar da cavidade oral.
- Quando escovar os dentes, também escove a língua, para promover a eliminação de restos alimentares e de bactérias presentes na mesma.
- Faça consultas regulares ao dentista para evitar problemas gengivais, corrigir possíveis restaurações defeituosas e detectar novas cáries.
- Estimule a produção de saliva, por exemplo, mascando uma pastilha sem açúcar.
- Se possuem a boca seca, bebam água. Essa dica é básica, mas há quem esqueça de beber água. Aproveite e durante a ingestão de água faça um bochecho, assim você poderá eliminar qualquer resto de alimento que possa estar presente na cavidade oral.
- Evite consumir enxaguantes bucais que possuam álcool. Eles apenas mascaram temporariamente a halitose. Podem, em vez de ajudar, piorar a situação, já que tendem a secar a boca.
- Comer vegetais como cenoura crua, maçã ou outros alimentos fibrosos é uma boa dica, pois essa manobra contribuirá para remoção da placa bacteriana da superfície dentária.
- Pare de fumar. Alcatrão e nicotina podem acumular-se na superfície dos dentes e língua e também podem secar a boca e inibir o fluxo de saliva.
- A clorofila é um purificador natural da respiração e é encontrado em vegetais de folhas verdes, como salsa. Por isso, tens aqui mais um motivo para comer vegetais de folhas verdes.
- Para diminuir o mau halito oriundo do excesso de bebida ou do cigarro, procure bocheche três vezes ao dia com água e limão (sem açúcar ou dietéticos). O limão tem ácidos que anulam os odores típicos dessas substâncias.
Salientamos que o compromisso do CONTROLE DO HÁLITO está em promover com eficácia o diagnóstico, prevenção e tratamento do mau halito.
FALE CONOSCO
Tel: 3932 5354 3931 9400