Odontopediatria Freguesia do O – Dentista de Criança

O Sorriso Perfeito – Dentes mais Brancos
5 de julho de 2017
Como funciona o CheckUp Digital Preventivo Odontologico – Agende a sua Avaliação Gratuita
11 de julho de 2017

Dentista de Criança

tratamento odontológico em crianças e jovens faz toda a diferença na arcada dental da pessoa pelo resto da vida. As metodologias de escovação, alinhamento correto dos dentes, e bons hábitos, garantem um futuro livre dos problemas mais graves na boca, como cáries, problemas gengivais e de mordida.

A visita da criança ao dentista deve começar cedo, e o acompanhamento deve ser frequente nas fases de crescimento. A criança bem acompanhada não desenvolve o medo de dentista, tem mais prazer em escovar os dentes, e possui dietas mais saudáveis.

O acompanhamento precoce da saúde bucal da criança possibilita o diagnóstico de problemas de oclusão que devem ser tratados o mais cedo possível pela Ortopedia.

O prognatismo mandibular (“queixo pra frente”) e a mordida aberta (dentes da frente que não se tocam) ou cruzada (dentes de baixo cobrem os de cima), devem ser tratados o quanto antes, de acordo com a indicação realizada pelo Odontopediatra/Ortodontista.

 

Dentista de Criança1

Dentista de Criança

0 – 6 meses: A primeira visita ao dentista pode e deve ocorrer mesmo antes da erupção do primeiro dente, assim os pais recebem orientações sobre a saúde bucal do bebê.6 meses – 3 anos: Após a erupção dos primeiros dentes, o bebê já pode receber os primeiros cuidados na orientação e prevenção bucal e de doenças relacionadas. ”Cáries de mamadeira” devem ser evitadas.

3 – 6 anos: A criança já possui a dentição decídua (dentes de leite) completa. É importante que hábitos corretos de higiene bucal sejam criados desde cedo, e por falta de total coordenação motora nesta fase, já é importante a realização periódica de profilaxia e aplicação de flúor no consultório odontológico.

Este é o momento de remover hábitos que podem prejudicar o desenvolvimento dos maxilares e prejudicar os dentes, como uso de mamadeira e chupeta, sucção de dedo e respiração bucal.

 

Dentista de Criança

PERGUNTAS FREQUENTES

A partir de qual idade a criança deve usar flúor?
Assim que nasce o primeiro dentinho ele já pode receber os benefícios do flúor com o uso de cremes dentais fluoretados. Sempre com a ajuda de um adulto e em quantidade limitada para evitar a ingestão, o que pode ser prejudicial.
Até que idade a criança pode usar a chupeta?

A Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde recomendam que com 3 anos o uso da chupeta seja eliminado. Com essa idade, possíveis danos causados pelo hábito (por exemplo mordida aberta, mordida cruzada posterior) podem ser autocorrigidos.

Quando deverá ser a primeira consulta da criança no dentista?
Assim que nascerem os primeiros dentes de leite a criança poderá ser levada ao dentista para que os pais sejam orientados e para que seja avaliada a dentição da criança.

É normal a criança ranger os dentes a noite?
Quando a criança esta na idade de troca da dentição pode haver o ranger noturno, que está relacionado a uma adaptação da oclusão. Também pode estar associado a estresse ou ansiedade, mas a causa não está cientificamente provada ainda. A solução é o uso de plaquinhas para que os dentes não sejam danificados.

                   

                        FALE CONOSCO                                 

                        R. Antonio de Couros, 397    

                        Tel: 3932 5354  3931 9400

                       Site: www.dragiselaborin.com.br

            

Os comentários estão encerrados.