O que é implante dentário?
O implante dentário é uma estrutura ou haste de titânio, similar a um minúsculo parafuso, que é implantado cirurgicamente no osso maxilar sob a gengiva. Seu propósito é agir como substituto para as raízes dos dentes, oferecendo uma aparência natural. Após a colocação dos implantes, permitem que o odontologista monte dentes substitutos (próteses), atuando como uma espécie de "raiz artificial".
Para quem são recomendados os implantes dentários?
Os implantes dentários são aconselháveis para indivíduos que utilizam próteses removíveis, pontes móveis ou que perderam um ou vários dentes. Destinam-se a substituir as raízes dos dentes, preservando a estética natural. São indicados para pacientes maiores de 18 anos com desenvolvimento ósseo completo. Para aqueles com condições como problemas cardíacos, hipertensão, diabetes ou outras condições sistêmicas, é crucial a supervisão de um médico especialista e a manutenção de exames de saúde atualizados.
O corpo pode rejeitar um implante?
Rejeição ao implante dentário é algo que não ocorre. Os implantes são fabricados em titânio, um material biocompatível que é aceito por todos os organismos sem exceção.
O procedimento de implante dentário é doloroso?
O processo de implantação dentária não é doloroso. Contrariando o senso comum, a dor é quase inexistente. O tratamento com implantes é completamente seguro. Além disso, com a aplicação da Sedação Consciente, é viável realizar a cirurgia com o paciente em um estado de relaxamento, sem comprometer a respiração, respostas a estímulos ou capacidade de seguir comandos verbais.
Quais são os cuidados necessários após a colocação de um implante dentário?
Nos primeiros meses após a colocação do implante, é recomendável optar por uma dieta de alimentos mais suaves, como peixe, massas, sopas e vegetais. Nos primeiros dias, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios pode ser necessário, sempre sob prescrição odontológica.
É necessário algum tipo de manutenção após o tratamento com implantes?
Embora não seja necessária uma manutenção específica após o tratamento com implantes, recomenda-se visitas semestrais ao dentista para exames clínicos, avaliações e limpezas profissionais. A higienização diária, tanto da prótese quanto dos implantes, é fundamental.
Implantes dentários podem causar mau hálito?
Implantes dentários não são uma fonte de mau hálito. No entanto, assim como os dentes naturais, exigem limpeza regular para prevenir o mau hálito e outras condições bucais. Uma escovação adequada e o uso correto do fio dental são essenciais para manter a saúde bucal e garantir a durabilidade do tratamento.