Dentista Infantil – A primeira consulta ao Dentista

Dentista na Escola – Projeto Sorriso
17/08/2017
Periodontia – Tratamento Odontologico
14/09/2017
Mostrar todos

Odontopediatria

A Dentista Infantil é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes . A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças.

A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal. Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros.

A criança e o adolescente devem receber acompanhamento e orientação sobre escovação e dietas, simultaneamente devem fazer o controle de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante.

A moderna odontologia caracteriza-se por promover a saúde bucal, por meio de técnicas comprovadamente eficazes de prevenção. Alimentação saudável, correta higiene bucal e ausência de hábitos nocivos, são atitudes preventivas. Mesmo quando a criança não apresentar cáries, os pais devem procurar o dentista para que este faça uma avaliação preventiva de cáries e problemas periodontais.

Antes da avaliação para realizar o plano de tratamento, fazemos a apresentação do consultório à criança de forma lúdica. Uma abordagem divertida, onde a criança é o dentista e manipula todos os aparelhos que serão usados durante o tratamento. Dessa forma,  faz um preparo psicológico para que a criança não tenha receio dos equipamentos que desconhece.

Após a avaliação, apresentamos as alternativas de tratamento e orientações quanto às medidas preventivas que devem ser colocadas em prática para recuperação e manutenção da saúde bucal.

Dentista Infantil

Dentista Infantil

1ª VISITA AOS DENTISTAS

Antes de nascer o primeiro dente de leite, a criança já deve ir ao dentista. Programe a primeira visita logo para os primeiros meses de vida. Assim, você será orientada sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde bucal da criança.

ESCOVAÇÃO E FIO DENTAL

A higiene bucal deve iniciar antes mesmo do nascimento do primeiro dente de leite. Após cada mamada, limpe a boca da criança com fralda ou gaze limpas e umedecidas com água filtrada ou fervida. Evite mamadas noturnas e leite ou sucos adoçados. Depois do nascimento do primeiro dente de leite, a escovação deve ser feita utilizando-se escova infantil de cerdas macias, sempre após cada refeição e antes de dormir.

NASCIMENTOS DOS DENTES

O primeiro dente costuma aparecer por volta dos 6 meses de idade. Geralmente, ate os 3 anos, todos os 20 dentes de leite já nasceram. Os permanentes nascem, aproximadamente aos 6 anos.

 

Dentista Infantil

Dentista Infantil

CRIANÇAS

O atendimento odontológico de crianças tem como objetivo a educação em saúde bucal fazendo com que hábitos corretos de higiene bucal sejam criados desde cedo.

É importante motivar e ensinar a criança a escovar os próprios dentes e passar o fio dental para que ela desenvolva um sentimento de responsabilidade pela sua saúde oral. Porém, até os nove anos de idade, a criança não tem coordenação nem habilidade suficiente para realizar uma escovação eficaz, sendo necessária a presença de um adulto responsável.

De todas as escovações, a noturna é mais importante. A saliva protege os dentes contra cárie e quando dormimos a produção de saliva cai, deixando os dentes mais suscetíveis à ação das bactérias. Tão importante quanto a escovação é a utilização do fio dental após cada refeição.

Tudo o que você precisa saber para o seu filho não ter cárie.

A bactéria da cárie tem um apetite especial por açucares presentes em certos alimentos, sucos industrializados, mamadeira, biscoitos, e etc. Aqueles doces pegajosos como balas e brigadeiros são ainda mais perigosos, porque grudam nos dentes e ficam difíceis de serem retirados. Tente não oferecer tanto essas guloseimas.

 

Meu filho está com cárie!

Saiba que ela começa sempre na cor BRANCA e só depois de um tempo ela se torna ESCURA.  A maioria dos pais não conseguem identificar as cáries iniciais em seus filhos. Apenas quando elas estão em estágios mais avançados. Por isso é muito importante que vocês façam a primeira consulta deles o antes possível (A Sociedade Brasileira de Odontopediatria recomenda que seja logo após do surgimento dos primeiros dentes da criança). Eles merecem os melhores cuidados! Agende a primeira consulta de seus filhos!

ADOLESCENTES

O adolescente muitas vezes muda seus hábitos alimentares, aumentando a frequência do consumo de carboidratos e doces, e ainda descuida com a higiene bucal, favorecendo o desenvolvimento da doença carie e gengivite.

Ainda assim, adolescentes que fazem uso de aparelhos dentários que dificultam a higienização, devem ter um acompanhamento mais frequente de uma odontopediatra.

Bruxismo infantil

O que é?
O bruxismo é o ato de ranger os dentes, podendo fazer os dentes ficarem soltos, desgastados e até doloridos.

Quando ocorre?
Pode acontecer a qualquer hora do dia ou durante o sono, seja de forma consciente ou inconsciente.

Como saber se a criança tem bruxismo?
Observe se há ranger de dentes enquanto a criança está dormindo,
Avalie se a criança reclama de dor na face, na cabeça ou no pescoço.

Por que acontece?
Por uma necessidade natural do organismo de acomodação dos dentes e preparo para a troca da dentição, algumas crianças rangem os dentes, porém, observe se a criança apresenta dores na região da face.

Principais causas:
Fatores hereditários;
Hábitos alimentares: algumas crianças têm deficiências nutricionais e outras não mastigam alimentos consistentes e nem usam a sua função mastigatória e, para suprir tal necessidade, rangem os dentes,
Ocorrências dentais que impedem que a mordida tenha um bom encaixe,
Respiração bucal,
Distúrbios neurológicos, como por exemplo, o autismo,
Fatores emocionais: hiperatividade, constantes mudanças na rotina da criança, chegada de um irmão, separação na família, excesso de atividades, entre outras.

É possível prevenir o bruxismo?
Através de acompanhamento periódico a um odontopediatra, o profissional estará atento aos possíveis sinais e sintomas.

Existe tratamento?
Cada criança deve ser analisada e tratada por seu dentista, pois depende da idade, da gravidade, inclusive, da colaboração da criança, porém, se a causa for uma interferência dental, um ajuste oclusal ou o uso de aparelho ortodôntico proporcionará maior conforto e equilíbrio para a mordida. Um tratamento também poderá ter o auxílio de outros profissionais da saúde, como pediatras, psicólogos, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.

Dicas para os pais:
Cuide dos hábitos prolongados de chupeta e mamadeira porque alteram a mordida da criança,
Programe a rotina de atividades de seu filho, lembrando que ele também precisa de tempo para brincar,
Antes do sono, mantenha o ambiente tranquilo, evitando luzes acesas, sons altos, e uso de computador,
observe qualquer mudança respiratória,
Leve seu filho regularmente ao Odontopediatra.

 

     Fale  Conosco

Dentista Infantil

 Rua Antonio de Couros ,397

     TEL: 3932 5354    3931 9400

     Site: dragiselaborin.com.br

 

 

 

Comments are closed.