Procurar um profissional de odontopediatria é importante porque ele observa todas as características da boca do recém-nascido. Ele acompanha o nascimento dos primeiros dentes e já observa possíveis cáries e infecções nos dentes de leite do bebê. O odontopediatra também orienta as mães sobre amamentação, alimentação, dieta e mastigação da criança.
Quanto mais cedo você começar a levar seu filho para fazer acompanhamento com o odontopediatra, menores serão as probabilidades dele desenvolver lesões e cáries. E caso sejam necessários tratamentos, serão mais tranquilos, pois serão diagnosticados precocemente, tornando o tratamento mais fácil.
O acompanhamento da saúde bucal da criança desde cedo pode evitar até mesmo que ela precise de aparelho ortodôntico no futuro.
A primeira consulta deve ser realizada antes do nascimento dos primeiros dentinhos, ou seja, antes dos seis meses de vida. O ideal seria que a mãe, ainda grávida, fosse ao dentista para que ele a orientasse quanto aos cuidados com saúde bucal de seu bebê, pois os dentes começam a se formar ainda na barriga da mãe.
Em geral, entre o sexto e o oitavo mês de idade, nascem os primeiros dentinhos, que chamamos de incisivos inferiores (dentinhos de baixo). Por volta dos dois anos e meio a 3 anos de idade, todos os 20 dentes de leite que são chamados de decíduos, devem estar presentes na boca. Os dentes permanentes começam a nascer aos 6 ou 7 anos, e por volta dos 13 anos, ocorreu a troca de todos os dentes.
Deve-se iniciar a higienização bucodentária do bebê com gaze, tecido macio umidecido ou dedeiras de borracha ou silicone, 2 a 3 vezes ao dia. Nessa fase, a mãe já deve estar orientada e preparada para realizar a higienização bucal, não deixando, jamais, a criança dormir com a boquinha suja. A higienização com escova dental deve se iniciar logo após o nascimento do primeiro dentinho.
Os dentes de leite são importantes porque preparam o caminho (guia) para a erupção dos dentes permanentes, eles proporcionam uma mastigação e deglutição adequada dos alimentos e consequente uma melhor digestão.
O que o odontopediatra poderá fazer se meu bebê nem tem dentes ?
Além do exame de rotina, a odontologia para bebês orienta a utilização racional de bicos e mamadeiras. Esses bicos, se mal utilizados, podem deste cedo prejudicar o desenvolvimento da arcada dental do bebê.
Esse termo foi usado por muito tempo devido a presença de cárie em crianças que tem o hábito de tomar mamadeira à noite ou durante o soninho. Hoje, sabe-se que não é só a mamadeira a causadora de cárie em bebês, por isso chamamos de cárie em bebês de cárie de acometimento precoce.
Cada criança tem uma necessidade diferente. O odontopediatra através da avaliação do risco de cárie do seu filho vai determinar a frequência.
O meu filho tem medo de dentista!!!
Contamos com um consultório odontológico adaptado especialmente para as crianças. Além de utilizarmos os mais modernos equipamentos , contamos com profissionais altamente qualificados e experientes, que com amor e paciência saberão lidar com os temores do seu filho.
A criança com necessidade especial é atendida em nossa clínica com muito carinho. Estas crianças com limitações de natureza física, médica ou mental, também precisam de um tratamento preventivo ou restaurador com o objetivo de manter sua saúde bucal, e consequentemente, seu estado de saúde geral.
Os dentes guardam lugar para os dentes permanentes, além de contribuírem para o Desenvolvimento ósseo e facial da criança. “Dentes de leite” saudáveis são garantia de um belo sorriso no futuro.