O que é SAÚDE BUCAL?

Escova ELÉTRICA ou TRADICIONAL?
3 de junho de 2018
Meus DENTES não são mais BRANCOS! E agora?
7 de junho de 2018

Muito se fala em saúde da boca e toda a necessidade de realizar os devidos cuidados para manter a saúde em dia, mas você sabe o que significa o termo SAÚDE BUCAL?

Como uma bela engrenagem, assim funciona o nosso corpo… Com partes que se encaixam, que se completam e que trabalham juntas e para o bom desempenho do todo.

A boca é a grande via de acesso para alimentos, medicamentos e também doenças…

saúde bucal

Para minimizar as chances de adquirir e/ou desenvolver possíveis enfermidades, é preciso manter os cuidados com a higiene em dia, e consequentemente ter uma saúde bucal satisfatória.

Problemas nos dentes, como cáries, nas gengivas e até mesmo a falta de cuidado com a higiene da língua podem afetar de forma grava a sua saúde bucal e acarretar em doenças mais graves.

saúde bucal

Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação deve ser feita passando o fio dental entre todos os dentes.

Veja os problemas mais comuns na boca:

– Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).

– Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

– Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

– Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.

– Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Não adie a sua visita ao dentista! Aqui na Odontologia Gisela Borin você terá toda a avaliação necessária para deixar a sua saúde bucal em dia.

Venha hoje mesmo e agende o seu check-up!
Endereço: Rua Antônio de Couros, 397 – Freguesia do Ó.
Tel.: (11) 3932 5354 e Whatsapp: (11) 98104 5354.