As TEMIDAS CÁRIES…

MARCAS de EXPRESSÃO… Ah não…
14 de abril de 2018
Conheça a NOSSA HISTÓRIA.
14 de abril de 2018

Em todas as áreas da saúde existem aquelas doenças que são mais conhecidas, sejam por sua gravidade, por seu incômodo ou simplesmente por seu alto índice de recorrência. Na odontologia não é nada diferente. Desde a primeira infância é possível ouvir falar muitas vezes sobre o aparecimento de cáries.

A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina.

Os sintomas de cárie são

  • Dor de dente constante;

  • Sensibilidade a alimentos e bebidas doces, quentes ou frios;

  • Dor ao mastigar.

cáries

Os temidos “buracos” nos dentes não são exclusivos das crianças, e podem atingir pessoas das mais variadas idades, obviamente sendo mais comuns quando há alguma falha na rotina da higiene bucal.

cáries

Isso significa que seguindo todas as orientações eu não terei cáries?

Não necessariamente. Como todas as doenças que podem atingir o nosso corpo, algumas pessoas possuem mais propensão que outras para desenvolverem algumas enfermidades.

A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida de cada pessoa – o que ela come, como ela cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Os tipos de cárie são:

  • Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

  • Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.

  • Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

A boa notícia é que com acompanhamento regular do dentista, com realização de check-ups e outros exames, além das avaliações, é possível identificar cáries ou qualquer outra doença em sua fase inicial, tornando o tratamento muito mais eficaz e rápido.

cáries

Agende sua consulta na Odontologia Integrada Gisela Borin.

Teremos muito prazer em atendê-lo!

Endereço: Rua Antônio de Couros, 397.
Freguesia do Ó.
Tel.: (11) 3932 5354 e Whatsapp: (11) 98104 5354.

Os comentários estão encerrados.